Desenho com Modelo ao Vivo

Calendário

Consulte a disponibilidade no final da página

Nível

Adequado para qualquer pessoa com autonomia e bases técnicas
Estas sessões irão conter nudez total, com modelo ao vivo
Concebido para adultos
Idade mínima para participar: 16 anos
Lecionado em Português

Duração

1 sessão de 2 horas

Inscrição

28

Aprenda a retratar expressões do corpo humano

O que pode esperar desta formação

Estas sessões de desenho de figura humana com modelo ao vivo estão indicadas para qualquer pessoa que já possua algumas bases técnicas de desenho e se sinta com autonomia suficiente para entrar no desafio que este tema representa.

Os conteúdos propostos nestas sessões irão constituir uma experiência única e enriquecedora, permitindo praticar a arte do desenho em tempo real e aprimorar a capacidade de representar a figura humana de uma forma autêntica e expressiva.

O formador irá conduzir as sessões, propondo poses, iluminações e abordagens variadas aos desenhos. As sessões terão modelos femininos e masculinos, tentando o Campo das Artes proporcionar uma alternância entre os dois, ao longo das sessões.

O desenho da figura humana vai além de simplesmente retratar o que vemos: ele é uma expressão artística que procura capturar a complexidade e a dinâmica do corpo humano em diferentes poses e contextos.

Neste workshop, vamos explorar as múltiplas camadas da figura humana, desde os seus fundamentos anatómicos até algumas técnicas avançadas de expressão artística. Deste modo, não se irá apenas representar a anatomia, mas também transmitir as profundas emoções e narrativas que ela pode evocar.

Simão Souto, todos os direitos reservados.

O que vai aprender

  • Desenho de observação com poses rápidas
  • Anatomia artística
  • Método de observação ao vivo
  • Linhas de ação para estudos rápidos
  • Diferentes técnicas de sombreado recorrendo a diversos materiais

Formador: Simão Souto

Trabalhos de alunos do Campo das Artes, feitos nestas sessões.

Materiais

Para poder participar nestas sessões, vai necessitar de um conjunto de materiais de desenho:

  • Lápis de grafite (mínimo 3 lápis de durezas variadas, por exemplo 2H, HB e 2B)
  • Papel para desenho de tamanho mínimo A4 e máximo A3 ou aproximado (com pelo menos 100 g/m2)
  • Borracha miolo de pão
  • Borracha branca normal
  • Carvão em lápis, vegetal e comprimido
  • Carvão branco ou pastel de cor branca
  • Apara-lápis

Ferramentas adicionais úteis:

  • Fita adesiva
  • Borracha de precisão (recomendada Tombow Mono Zero redonda)
  • X-ato
  • Lápis de cor sanguínea, sépia ou similar

Este conjunto de materiais de desenho pode ser adquirido na nossa loja no Campo das Artes ou apenas as partes de que necessite. No entanto, se já tiver materiais similares a estes, pode trazê-los e usá-los na formação.

Caso opte por comprar na nossa loja, poderá adquirir no primeiro dia da formação, na secretaria do Campo das Artes, logo à entrada. Poderá efetuar o pagamento no momento, em dinheiro ou com cartão.

Próximas Sessões

Sábado, 15 de fevereiro 2025
9h00-11h00

Sábado, 22 de fevereiro 2025
9h00-11h00

As turmas destas sessões são pequenas (máximo 9 participantes), por isso, as vagas podem esgotar rapidamente. Para garantir o seu lugar, por favor comece por preencher e submeter o formulário abaixo.

Faça a sua pré-inscrição

Irá de seguida receber um email automático a recapitular as informações e com os dados para pagamento.

Entraremos em contacto consigo quando for lançada uma nova turma desta formação.

Ao submeter este formulário, passará também a fazer parte da nossa lista para a qual enviamos ocasionalmente comunicações. É possível sair da lista a qualquer momento.