Salvador Dalí

Salvador Dalí foi um dos mais importantes artistas plásticos surrealistas de Espanha e é considerado um dos principais artistas do século XX.

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu a 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Desde a infância, demonstrou interesse pelas artes plásticas.

Em 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, na cidade de Madrid. Em 1926, foi expulso desta instituição porque afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.

Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca. Em 1929, viajou para Paris, onde conheceu Pablo Picasso, artista que influenciou bastante a sua produção artística. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.

A década de 1930 foi um período de grande produção artística para Dalí. Nesta fase, o artista representava imagens do quotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. Os trabalhos de Freud também influenciaram muito o artista neste período. Foi nesta fase que produziu uma das suas obras mais conhecidas, “A persistência da memória”.A década de 1930 foi um período de grande produção artística para Dalí. Nesta fase, o artista representava imagens do quotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. Os trabalhos de Freud também influenciaram muito o artista neste período. Foi nesta fase que produziu uma das suas obras mais conhecidas, “A persistência da memória”.

Em 1934, Dalí casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala. Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. A maioria dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí alegando que o artista era demasiado comercial.

Ainda em 1929, MEm 1942, Dalí e a sua esposa mudaram-se para os Estados Unidos, onde permaneceram até 1948. Voltaram depois para a Catalunha, em 1949, onde Dalí viveu até ao final da sua vida.

Em 1960, criou ainda o Teatro-Museu Gala Salvador Dalí, na sua terra natal, onde reuniu grande parte das suas obras. Em 1982, com a morte da sua esposa, Dalí entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir, recusava-se a comer e chegou a tentar o suicídio. Acabou por morrer na cidade de Figueres, a 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e paragem cardíaca.

Imagens:

1. “A desintegração da persistência da memória” (1931)

2. “Girafa em chamas” (1937)

3. “A face da guerra” (1940-41)

4. “Sonho causado pelo vôo de uma abelha em torno de uma romã um segundo antes de acordar” (1944))

5. “Os elefantes” (1948)

Gosta de surrealismo e da obra de Salvador Dalí? Já visitou o Teatro-Museu do artista? Partilhe connosco nos comentários!

Gostaria de aprender a pintar ou desenhar? O Campo das Artes provavelmente é o local indicado para si! Espreite as nossas Aulas Presenciais se tiver interesse em aprender na nossa casa no Porto, ou dê uma vista de olhos nas nossas Aulas Online se tiver preferência pelo ensino à distância e flexibilidade.

E se necessitar de materiais para Pintura e Desenho, também os pode adquirir connosco! Visite a nossa Loja Online em campodasartes.com para encomendar diretamente para sua casa. Também temos loja física na nossa casa no Porto, especialmente a pensar nos alunos presenciais.