William Turner
Joseph Mallord William Turner (Londres, 23 de abril de 1775 — Chelsea, 19 de dezembro de 1851), conhecido contemporaneamente como William Turner, foi um pintor, gravador e aguarelista romântico inglês, considerado por alguns um dos precursores do modernismo na pintura, em função dos seus estudos sobre luz e cor.
Uma das suas preocupações principais foi a aplicação da luz e a sua incidência sobre as cores da maneira mais natural possível.
Para isso, dedicou-se intensamente ao estudo dos paisagistas holandeses do século XVIII, muito em voga naquela época na Europa.
Na sua obra, os motivos eram em geral paisagens e o mar era uma constante nos quadros do pintor inglês.
Em 1789, ingressou na Real Academia de Artes de Londres. Começou como pintor topográfico e, pouco a pouco, foi-se inclinando para as paisagens, principalmente as marinhas.
Em 1802 foi admitido como membro da Academia de Londres. Algum tempo depois, fez a sua primeira viagem ao continente. Ficou entusiasmado com a pintura dos grandes mestres no Museu do Louvre, então enriquecido com os saques de Napoleão.
Deixou para trás mais de 550 pinturas a óleo, 2 mil aguarelas e 30 mil obras em papel. Terá sido amplamente defendido pelo principal crítico inglês da época, John Ruskin, em meados de 1840 e hoje é considerado como detentor de uma pintura paisagista sofisticada, elevada a uma eminência que rivaliza com a pintura histórica.
Conhece William Turner? O que acha da sua obra? Partilhe connosco nos comentários!
Gostaria de aprender a pintar ou desenhar? O Campo das Artes provavelmente é o local indicado para si! Espreite as nossas Aulas Presenciais se tiver interesse em aprender na nossa casa no Porto, ou dê uma vista de olhos nas nossas Aulas Online se tiver preferência pelo ensino à distância e flexibilidade.
E se necessitar de materiais para Pintura e Desenho, também os pode adquirir connosco! Visite a nossa Loja Online em campodasartes.com para encomendar diretamente para sua casa. Também temos loja física na nossa casa no Porto, especialmente a pensar nos alunos presenciais.