Introdução à Aguarela

Calendário

Consulte a disponibilidade no final da página

Nível

Zero conhecimentos, principiante

Duração

4 aulas de 2 horas

Inscrição

65

Aprenda a dominar a água e as cores

Play Video about aguarela

O que pode esperar desta formação

Esta formação é composta por 4 aulas de 2 horas cada. Foi pensada como uma introdução rápida à pintura a aguarela. É vocacionada para todos os interessados em pintura, mas que não possuem qualquer experiência ou conhecimentos prévios.

Pretende-se familiarizar os participantes com as noções básicas inerentes a esta técnica pictórica, construindo uma base inicial de conhecimentos, de âmbito teórico-prático, assim como desenvolver a experimentação plástica e a sensibilidade estética.

A natureza, imprevisível, estimulante e emocional da mancha fluida de cor na aguarela, vai atrair todos os principiantes, que logo perderão todos os receios iniciais e se vão deleitar com esta técnica.

O que vai aprender

  • Materiais e utensílios: os diferentes tipos de papel; tintas, pigmentos e aglutinantes; configurações e composições dos pincéis.
  • Contextualização histórica: observação e análise do trabalho de artistas relevantes, ao longo da História da Arte.
  • Teoria da cor: noções elementares no plano da física e da química aplicadas à prática da pintura.
  • Técnicas básicas: a aguada (uniforme, gradual e variegada); pincelada, traço e mancha; húmido sobre húmido; húmido sobre seco; manutenção do branco e reservas; pintura direta e pintura por sobreposição.

Formadora: Ana Rocha

Materiais

Para poder realizar esta formação, vai necessitar de um pequeno conjunto de materiais de pintura, assim como de algumas ferramentas auxiliares fáceis de arranjar.

Materiais de pintura:

  • Aguarelas em pastilha ou tubo (mínimo 12 cores)
  • Papel para aguarela de tamanho entre A4 e A5 (mínimo 10 folhas com pelo menos 200g/m2)
  • Pincel sintético redondo (entre nº6 e nº10)

Ferramentas auxiliares (disponibilizadas em sala na modalidade presencial):

  • 2 frascos para água (de plástico ou vidro)
  • Papel ou pano absorvente
  • Paleta (de plástico ou cerâmica)

Depois de efetuar a sua inscrição, se desejar, será possível encomendar da nossa loja este conjunto de materiais de pintura, ou apenas o necessário para si.

Exprima a sua forma de ver o mundo

Testemunhos

Cristina Costa

"Desde que conheço o Campo das Artes que sou uma pessoa muito mais feliz. Anseio pelo sábado de manhã para ter um dos melhores momentos da semana. Muito obrigada pela vossa existência."

Jaime Maciel

"Um espaço onde qualquer pessoa vai evoluir independentemente da sua disponibilidade e capacidade e onde os professores nos vão ajudar a descobrir a nossa faceta criativa e melhorar dia após dia a nossa capacidade técnica."

Rui Coutinho

"Que dizer da "minha" casa das artes... É o meu canto, onde tenho paz e onde evoluí como amante da Aguarela. Pequenos ajustes são sempre possíveis, têm sido feitos. Continuem."

Faça parte de uma família de alunos felizes

Questões Frequentes (FAQ)

Não sei pintar nem desenhar, não tenho jeito nem talento. Esta formação é para mim?
Sim! Esta Introdução à Aguarela foi feita exatamente a pensar em quem não pega num pincel há anos ou nunca pegou e não sabe pintar, mas tem vontade de experimentar e aprender.

Qual é o nível das pessoas que participam nesta formação?
Habitualmente, as pessoas que participam nesta formação não têm conhecimentos nenhuns de aguarela nem nunca frequentaram nenhuma formação de pintura. Esta Introdução à Aguarela é o sítio certo para qualquer pessoa começar do zero.

Onde são as aulas?
As aulas presenciais são no Campo das Artes, que está situado na Baixa do Porto, na Rua do Almada nº627. É uma casa com a fachada em azulejo vermelho escuro e um parquímetro junto à porta. Fica muito próximo da Praça da República e da estação de metro da Trindade.

Se eu falhar alguma aula, o que é que acontece?
No caso de não poder estar presente em alguma aula, será-lhe dada a oportunidade de vir fazer essa aula mais tarde quando voltar a haver esta formação ou noutras aulas do Campo das Artes, a combinar. (Sujeito a vaga)

Posso obter um certificado de participação?
Sim, podemos emitir um certificado de participação no final da formação, que lhe enviamos por email em formato pdf. Deverá por favor solicitá-lo à gerência enviando um email para [email protected] ou comunicando essa informação pessoalmente na secretaria do Campo das Artes.

Posso cancelar a minha inscrição depois de pagar?
Sim, é possível cancelar a sua inscrição e receber o reembolso na totalidade se nos informar do cancelamento por email ([email protected]) o mais tardar até 10 dias antes do início da formação.

Próximas turmas

Quartas-feiras 12, 19, 26 de outubro e 2 de novembro 2022
18h00-20h00
Presencial

Sábados 5, 12, 19 e 26 de novembro 2022
14h30-16h30
Presencial

Terças-feiras 8, 15, 22 e 29 de novembro 2022
10h00-12h00
Presencial

Segundas e terças-feiras 5, 6, 12 e 13 de dezembro 2022
18h00-20h00
Online

As turmas são pequenas para podermos manter um tipo de ensino personalizado e atento a cada pessoa. Por isso, as vagas são limitadas e podem esgotar rapidamente. Para garantir o seu lugar na turma, por favor comece por preencher e submeter o formulário abaixo.

FAÇA A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO

RECEBA INFORMAÇÃO DE NOVAS TURMAS

Entraremos em contacto consigo para os últimos detalhes.

Entraremos em contacto consigo quando for lançada uma nova turma desta formação.

Ao submeter este formulário, passará também a fazer parte da nossa lista para a qual enviamos ocasionalmente comunicações. É possível sair da lista a qualquer momento.