Introdução ao Desenho

Calendário

Consulte a disponibilidade no final da página

Nível

Zero conhecimentos ou principiante
Concebido para adultos
Idade mínima recomendada: 14 anos
Lecionado em Português

Duração

4 aulas de 2 horas

Inscrição

65

Aprenda a representar no papel o que quiser

O que pode esperar desta formação

Esta formação é composta por 4 aulas de 2 horas cada. Foi pensada como uma introdução rápida ao desenho, recorrendo a diversos materiais e técnicas essenciais.

É vocacionada para todos os interessados em desenho, mas que não possuem qualquer experiência ou conhecimentos prévios: aqui vai começar do zero!

Pretende-se que os participantes adquiram uma metodologia básica de introdução ao desenho. Para isso, irão ser efetuados desenhos de observação, com grafite e carvão, nos quais vão sendo introduzidos métodos de desenho que garantem rigor de representação.

Através desta abordagem académica, os participantes irão sentir-se menos intimidados pelo processo do desenho, percebendo progressivamente a dimensão das suas capacidades.

O que vai aprender

  • Introdução à gramática do desenho, recorrendo a exemplos gráficos de trabalhos de artistas.
  • Explicação dos materiais essenciais de desenho.
  • Introdução a diferentes técnicas de desenho realista.
  • Compreensão e aplicação de algumas das técnicas básicas de construção e medição.
  • Introdução à perspetiva e valores tonais.
  • Aquisição das noções básicas de luz e sombra.

Formador: Simão Souto

Materiais

Para poder realizar esta formação, vai necessitar de um conjunto de materiais de desenho:

  • 3 a 6 lápis de grafite (recomendadas durezas de 2H até 6B)
  • Lápis de carvão prensado e/ou lápis de carvão vegetal (recomendada dureza média)
  • 1 a 3 barras de carvão prensado (a mais importante a ter é de dureza macia)
  • 1 a 3 barras de carvão vegetal (diâmetro entre 3 a 8mm)
  • Borracha miolo de pão
  • Borracha branca normal
  • Apara-lápis
  • Papel para desenho de tamanho A4 ou similar (mínimo 12 folhas com pelo menos 100g/m2)

Este conjunto pode ser adquirido na nossa loja no Campo das Artes ou apenas as partes de que necessite. No entanto, se já tiver materiais similares a estes, pode trazê-los e usá-los na formação.

Caso opte por comprar na nossa loja, poderá adquirir no primeiro dia da formação, na secretaria do Campo das Artes, logo à entrada. Poderá efetuar o pagamento no momento, em dinheiro ou com cartão.

Exprima a sua forma de ver o mundo

Testemunhos

Cristina Costa

"Desde que conheço o Campo das Artes que sou uma pessoa muito mais feliz. Anseio pelo sábado de manhã para ter um dos melhores momentos da semana. Muito obrigada pela vossa existência."

Jaime Maciel

"Um espaço onde qualquer pessoa vai evoluir independentemente da sua disponibilidade e capacidade e onde os professores nos vão ajudar a descobrir a nossa faceta criativa e melhorar dia após dia a nossa capacidade técnica."

Rui Coutinho

"Que dizer da "minha" casa das artes... É o meu canto, onde tenho paz e onde evoluí como amante da Aguarela. Pequenos ajustes são sempre possíveis, têm sido feitos. Continuem."

Faça parte de uma família de alunos felizes

Questões Frequentes (FAQ)

Não sei pintar nem desenhar, não tenho jeito nem talento. Esta formação é para mim?
Sim! Esta Introdução ao Desenho foi feita exatamente a pensar em quem não pega num lápis para desenhar há anos ou pega de vez em quando e costuma encontrar apenas frustração, desejando ter alguém que lhe pudesse ensinar as bases do desenho.

Qual é o nível das pessoas que participam nesta formação?
Habitualmente, as pessoas que participam nesta formação não têm conhecimentos nenhuns de desenho nem nunca frequentaram nenhuma formação de artes plásticas. Esta Introdução ao Desenho é o sítio certo para qualquer pessoa começar do zero.

Onde são as aulas?
As aulas presenciais são no Campo das Artes, que está situado na Baixa do Porto, na Rua do Almada nº627. É uma casa com a fachada em azulejo vermelho escuro e um parquímetro junto à porta. Fica muito próximo da Praça da República e da estação de metro da Trindade.

Se eu falhar alguma aula, o que é que acontece?
No caso de não poder estar presente em alguma aula, o formador poderá transmitir-lhe um resumo e disponibilizar-lhe os exercícios da aula a que faltou, para que os possa realizar em casa e, na vez seguinte em que esteja presente ou à distância, obter um comentário.

Posso obter um certificado de participação?
Sim, podemos emitir um certificado de participação no final da formação, que lhe enviamos por email em formato pdf. Deverá por favor solicitá-lo à gerência enviando um email para geral@campodasartes.pt ou comunicando essa informação pessoalmente na secretaria do Campo das Artes.

Posso cancelar a minha inscrição depois de pagar?
Sim, é possível cancelar a sua inscrição e receber o reembolso na totalidade se nos informar do cancelamento por email (geral@campodasartes.pt) o mais tardar até 10 dias antes do início da formação.

Próximas turmas

Terças-feiras 5, 12, 19 e 26 de março 2024
10h00-12h00

Terças-feiras 12, 19, 26 de março e 2 de abril 2024
14h30-16h30

As turmas desta formação são pequenas (máximo 12 participantes), por isso, as vagas podem esgotar rapidamente. Para garantir o seu lugar na turma, por favor comece por preencher e submeter o formulário abaixo.

Faça a sua pré-inscrição

Irá de seguida receber um email automático a recapitular as informações e com os dados para pagamento.

Entraremos em contacto consigo quando for lançada uma nova turma desta formação.

Ao submeter este formulário, passará também a fazer parte da nossa lista para a qual enviamos ocasionalmente comunicações. É possível sair da lista a qualquer momento.

Oferecer esta formação num Cartão Presente

É possível oferecer qualquer um dos nossos Workshops de Introdução num Cartão Presente (também conhecido por cheque prenda ou vale oferta).

A pessoa presenteada deverá posteriormente entrar em contacto connosco para escolher a turma pretendida, num prazo máximo de 6 meses após a compra do cartão.

Também pode escolher incluir o conjunto de materiais da respetiva formação na sua oferta, que a pessoa poderá levantar aqui quando vier para a primeira aula, ou ser recolhido previamente por si.

Não é possível obter reembolso do Cartão Presente, no entanto, é possível alterar a turma pretendida mesmo depois de já ter sido escolhida, desde que dentro do referido prazo.

Para adquirir um Cartão Presente, por favor comece por preencher e submeter o formulário abaixo. Entraremos em contacto consigo para os últimos detalhes.

Por favor insira os seus dados pessoais, não os de quem irá receber o Cartão Presente:
Deixe em branco caso não queira fatura com contribuinte.
Ao submeter este formulário, passará também a fazer parte da nossa lista para a qual enviamos ocasionalmente comunicações. É possível sair da lista a qualquer momento.