Introdução ao Desenho

workshop desenho

📍 Rua do Almada nº627 (Baixa do Porto)
🕒 8 horas total
📶 Nível zero ou principiante
🇵🇹 Lecionado em português

🎟️ 68€
Isento de matrícula
Materiais não incluídos
Certificado de participação disponível

OBJETIVO:
Aprender as bases do desenho, desenvolvendo a observação e a representação de formas, proporções e volumes através de exercícios práticos orientados. Ideal para começar do zero e experimentar o desenho, sem compromisso de continuidade.

TURMAS DISPONÍVEIS

Terças-feiras 3, 10, 17 e 24 de novembro 2026
10h00-12h00

Sábados 7, 14, 21 e 28 de novembro 2026
14h30-16h30

Faça a sua pré-inscrição

Após submeter este formulário, irá receber um email automático a recapitular as informações e com os dados para pagamento por transferência bancária. Para validar a sua inscrição, deverá efetuar o pagamento e enviar-nos o comprovativo, sendo as vagas preenchidas pela ordem em que recebemos os mesmos. O envio do comprovativo é obrigatório.

O QUE PODE ESPERAR DESTA FORMAÇÃO

Aprenda as bases do desenho num workshop de 8 horas, pensado para quem quer começar do zero, sem necessidade de experiência ou conhecimentos prévios.

Através de exercícios de observação com grafite e carvão, irá conhecer métodos que ajudam a representar com maior rigor aquilo que vê.

A formação segue uma abordagem estruturada e progressiva, para desenvolver uma metodologia de trabalho e ganhar confiança nas suas capacidades de desenho.

O QUE VAI APRENDER (PROGRAMA)

  • Introdução à gramática do desenho, recorrendo a exemplos gráficos de trabalhos de artistas.
  • Explicação dos materiais essenciais de desenho.
  • Introdução a diferentes técnicas de desenho realista.
  • Compreensão e aplicação de algumas das técnicas básicas de construção e medição.
  • Introdução à perspetiva e valores tonais.
  • Aquisição das noções básicas de luz e sombra.

MATERIAIS NECESSÁRIOS (NÃO INCLUÍDOS)

  • 3 a 6 lápis de grafite (recomendadas durezas variadas entre 2H e 6B)
  • Lápis de carvão prensado e/ou lápis de carvão vegetal (recomendada dureza média)
  • 1 a 3 barras de carvão prensado (a mais importante a ter é de dureza macia)
  • 1 a 3 barras de carvão vegetal (diâmetro entre 3 a 8mm)
  • Borracha de precisão em formato lapiseira (recomendada Tombow Mono Zero de ponta redonda 2,3mm)
  • Borracha miolo de pão
  • Borracha branca normal
  • Apara-lápis
  • Papel para desenho de tamanho A4 ou similar (mínimo 12 folhas com pelo menos 100g/m2)

Conjunto completo disponível na loja do Campo das Artes.

Pode comprar os materiais necessários à chegada para a primeira aula. Se já possuir estes materiais, pode trazê-los para usar na formação.

campo das artes

Formador: Simão Souto

Licenciado em França em Design 3D, trabalhou 2 anos como Designer 3D na área da imobiliária. Há cerca de 2 anos, começou a dar aulas no Campo das Artes.

No seu dia a dia, além das aulas, trabalha como ilustrador, faz retratos por encomenda e ainda se tem dedicado à escultura, sendo a sua especialidade o desenho e escultura figurativas.

Uma das suas grandes áreas de interesse é a Historia e Arqueologia. Como tal, sempre que possível, tenta incorporar isso nos seus trabalhos.

É daltónico, por isso, o foco da sua aprendizagem esteve mais no desenho e escultura, do que em pintura e artes da cor.

QUESTÕES FREQUENTES (FAQ)

Caso tenha alguma questão, por favor consulte a página com as nossas respostas às dúvidas mais frequentes ou entre em contacto connosco.

LISTA DE ESPERA

Caso não consiga participar neste momento ou se não houver turmas disponíveis, pode entrar para a lista de espera.

Irá receber um email quando forem lançadas novas turmas desta formação, para que possa fazer a sua inscrição numa turma.

Ao submeter este formulário, o seu endereço de email passará a subscrever a nossa newsletter, por onde comunicamos as nossas novidades.

📍 Morada

Rua do Almada nº627
4050-039 PORTO
Portugal

🕘 Atendimento

Segundas, quartas e sextas: 14h30-17h30
Terças, quintas e sábados: 10h-13h e 14h30-17h30
Domingos e Feriados: Encerrado
Atividades decorrem em vários horários

📞 Contactos

geral@campodasartes.pt
+351 967 495 020
Chamada para a rede móvel nacional