Introdução ao Pastel Seco

Calendário

Consulte a disponibilidade no final da página

Nível

Zero conhecimentos ou principiante
Concebido para adultos
Idade mínima recomendada: 14 anos
Lecionado em Português

Duração

4 aulas de 2 horas

Inscrição

68

Domine a cor na ponta dos dedos

pastel seco pintura

O que pode esperar desta formação

Este workshop é constituído por 4 aulas de 2 horas cada. É destinado a principiantes e partirá do nível zero.

Esta formação pretende fazer uma abordagem geral, simples e direta à técnica do pastel seco como meio expressivo em desenho e pintura. Ao longo das aulas, serão exploradas as formas fundamentais para usar este meio com confiança e ganhar habilidade técnica.

Pretende-se familiarizar os participantes com os materiais e instrumentos próprios desta técnica, nomeadamente os pastéis secos em barras; uma seleção de suportes e papéis; ferramentas e utensílios para mesclagem de cores; sprays e fixadores.

Através de análise de obras da História da Arte, demonstrações práticas e exercícios orientados, serão abordadas noções básicas do desenho e da pintura, representação de formas, proporções, claro-escuro, bem como noções elementares da teoria e prática da cor, múltiplos processos de aplicação de cores lisas, sombreados, mistura ótica e pontilhismo.

A natureza tátil deste meio proporciona uma conexão direta com o pigmento e o papel, que vai deliciar todos os que experimentarem!

O que vai aprender

  • Materiais e utensílios: barras de pastel seco, composição e tipologias; os diferentes papéis, cores e texturas; ferramentas e utensílios para mesclagem de cores; sprays e fixadores.
  • Contextualização histórica: observação e análise do trabalho de artistas relevantes, ao longo da História da Arte.
  • Teoria da cor: noções elementares no plano da física e da química aplicadas à prática da pintura.
  • Técnicas básicas: mesclagem de cores; sombreados; pontilhismo e mistura ótica; esbatimentos e esgrafitados; esboços de formas; escalas de valores com luz e sombra.

Formadora: Ana Rocha

Materiais

Para poder realizar esta formação, vai necessitar de um conjunto de materiais:

  • Pastéis secos (mínimo 12 cores)
  • Papel para pastel seco de tamanho A4 ou aproximado, branco e meios tons

Este conjunto pode ser adquirido na nossa loja no Campo das Artes ou apenas as partes de que necessite. No entanto, se já tiver materiais similares a estes, pode trazê-los e usá-los na formação.

Caso opte por comprar na nossa loja, poderá adquirir no primeiro dia da formação, na secretaria do Campo das Artes, logo à entrada. Poderá efetuar o pagamento no momento, em dinheiro ou com cartão.

Exprima a sua forma de ver o mundo

Testemunhos

Cristina Costa

"Desde que conheço o Campo das Artes que sou uma pessoa muito mais feliz. Anseio pelo sábado de manhã para ter um dos melhores momentos da semana. Muito obrigada pela vossa existência."

Jaime Maciel

"Um espaço onde qualquer pessoa vai evoluir independentemente da sua disponibilidade e capacidade e onde os professores nos vão ajudar a descobrir a nossa faceta criativa e melhorar dia após dia a nossa capacidade técnica."

Rui Coutinho

"Que dizer da "minha" casa das artes... É o meu canto, onde tenho paz e onde evoluí como amante da Aguarela. Pequenos ajustes são sempre possíveis, têm sido feitos. Continuem."

Faça parte de uma família de alunos felizes

Questões Frequentes (FAQ)

Não sei pintar nem desenhar, não tenho jeito nem talento. Esta formação é para mim?
Sim! Esta Introdução ao Pastel Seco foi feita exatamente a pensar em quem não pega num lápis, pastel ou pincel para desenhar ou pintar há anos ou pega de vez em quando e costuma encontrar apenas frustração, desejando ter alguém que lhe pudesse ensinar as bases do desenho e da pintura.

Qual é o nível das pessoas que participam nesta formação?
Habitualmente, as pessoas que participam nesta formação não têm conhecimentos nenhuns de desenho e pintura, nem nunca frequentaram nenhuma formação de artes plásticas. Esta Introdução ao Pastel Seco é o sítio certo para qualquer pessoa começar do zero.

Onde são as aulas?
As aulas presenciais são no Campo das Artes, que está situado na Baixa do Porto, na Rua do Almada nº627. É uma casa com a fachada em azulejo vermelho escuro e um parquímetro junto à porta. Fica muito próximo da Praça da República e da estação de metro da Trindade.

Se eu falhar alguma aula, o que é que acontece?
No caso de não poder estar presente em alguma aula, o formador poderá transmitir-lhe um resumo e disponibilizar-lhe os exercícios da aula a que faltou, para que os possa realizar em casa e, na vez seguinte em que esteja presente ou à distância, obter um comentário.

Posso obter um certificado de participação?
Sim, podemos emitir um certificado de participação no final da formação, que lhe enviamos por email em formato pdf. Deverá por favor solicitá-lo à gerência enviando um email para geral@campodasartes.pt ou comunicando essa informação pessoalmente na secretaria do Campo das Artes.

Posso cancelar a minha inscrição depois de pagar?
Sim, é possível cancelar a sua inscrição e receber o reembolso na totalidade se nos informar do cancelamento por email (geral@campodasartes.pt) o mais tardar até 10 dias antes do início da formação.

Próximas turmas

A anunciar

As turmas desta formação são pequenas (máximo 11 participantes), por isso, as vagas podem esgotar rapidamente. Para garantir o seu lugar na turma, por favor comece por preencher e submeter o formulário abaixo.

Faça a sua pré-inscrição

Irá de seguida receber um email automático a recapitular as informações e com os dados para pagamento.

Entraremos em contacto consigo quando for lançada uma nova turma desta formação.

Ao submeter este formulário, passará também a fazer parte da nossa lista para a qual enviamos ocasionalmente comunicações. É possível sair da lista a qualquer momento.